Você sabe o que significa OSS?

O que significa OSS

Você sabe o que significa OSS?

Oss ou Osu é uma expressão fonética criada pela Escola Naval Japonesa sendo considerada ambígua por possuir múltiplos significados. Em um sentido geral, Oss significa expressões como "sim", "obrigado", "compreendo", "desculpe" ou até mesmo uma saudação a outra pessoa.

Oss é derivado do termo japonês "Onegai Shimasu", que significa um convite educado como "se desejar, por favor". Há também "Oshi Shinobu", que significa "persistir sob pressão" ou "suportar sob pressão". Ambos os valores estão alinhados com as tradições e rituais das artes marciais asiáticas.

Embora venha de uma frase japonesa e possa ter se originado em Okinawa, não é necessariamente uma expressão japonesa usada na comunicação informal cotidiana. No início, era dedicado às artes marciais, convidando parceiros de treino para lutar. Assim, gritando, os participantes invocam o ki: uma "energia vital" ou "espírito" antes do ataque ou luta começar.

Seu uso é difundido nas artes marciais, principalmente no Jiu-Jitsu brasileiro. Nesse contexto, a palavra Oss é usada para expressar saudações, reconhecimento da habilidade de um oponente, resposta a comandos de compreensão e outras interpretações. Entrando na Academia de Jiu-Jitsu, você ouvirá primeiro a palavra OSS! É difícil entender seu significado a princípio, porque alunos e professores o utilizam em momentos diferentes durante a formação.

Mas vamos ajudá-lo. Quando, como e onde surgiu o OSS? Essa saudação apareceu pela primeira vez entre os estudantes de artes marciais antes da Primeira Guerra Mundial, substituindo a expressão Ohayo Gozaimasu, que significa "bom dia".

Você pode pensar que essa expressão é bem diferente de OSS, mas sua história é semelhante à palavra portuguesa para "Você". No século XVI era "vossa mercê", que mais tarde se tornou "vosmecê", "vancê" até "você". A palavra OSS foi encurtada com o tempo.

OSS é a ligação entre a primeira letra da palavra OHAYO e a última sílaba da palavra GOZAIMASU para formar OSU, e a abreviação inicial é assim: O HÁYO, depois O WAASU, e finalmente a transição para OSS ou OSU, comum na escrita japonesa.

 

Uso de Oss em artes marciais

"Persevere sob todos os tipos de pressão e não desista" - este é um conceito comum de força interior na cultura asiática. Da mesma forma, oss foi originalmente usado em artes marciais, como karatê e jiu-jitsu, para transmitir uma mensagem de respeito ou perseverança. Primeiro entenderemos de onde vem esse termo.

Foi criado no Japão pela Escola Naval Japonesa sendo usado em várias artes marciais. O termo japonês é, na verdade OSSU, que consiste em dois caracteres japoneses: "Osu", que significa pressionar; e "tolerante", que significa suportar.

Nas artes marciais, isso significa nunca desistir de seus objetivos, aguentar a pressão do treinamento e dos adversários, atingir seus limites e perseverar contra todas as probabilidades.

Com o tempo, a palavra Oss representou uma expressão afirmativa das instruções e comentários do mestre. Por exemplo, no  Jiu-Jitsu brasileiro é geralmente usado no final da aula. Às vezes é para reconhecer os esforços de um parceiro ou pessoa, ou apenas como um "sim" ou uma saudação formal.

Na academia, quando os alunos precisam confirmar ao professor que entenderam alguma instrução, eles costumam dizer a palavra OSS em voz alta e firme. Além disso, a palavra é usada como uma saudação, como um agradecimento, como um convite a um oponente antes de um lançamento de dados, como um incentivo a um companheiro de equipe ou no lugar de frases cotidianas como "muito obrigado", "desculpe" ou "por favor".

Oss é usado para aconselhamento ou confirmação de informações, além de mostrar espírito e determinação antes de uma batalha. Assim, sempre que o professor pergunta ou informa sobre algo, o aluno responde "Oss!". OSS é uma forma de respeito, um termo levado muito a sério dentro do Jiu-Jitsu. Então, sempre que você usar essa palavra para se expressar, fale de boa vontade, em um tom alto e bonito.

OSS é uma forma de respeito, um termo levado muito a sério dentro do  Jiu-Jitsu . Então, sempre que você usar essa palavra para se expressar, fale com vontade, em um tom alto e bonito, mostrando respeito pelo significado da palavra, e também respeito pela pessoa com quem você está falando.

Temos uma camiseta especialmente feita para representar tudo que você aprendeu nesse texto, confira abaixo:

Camiseta de Jiu Jitsu OSS

 

 

Pague com
  • Pagali
  • Pix
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

HARAI COMERCIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS LTDA - CNPJ: 45.678.647/0001-05 © Todos os direitos reservados. 2022