Como se tornar um bom faixa azul de Jiu Jitsu?

COMO SE TORNAR UM BOM FAIXA AZUL DE JIU JITSU?

Esta é uma das perguntas mais feitas dentro do mundo do Jiu Jitsu. E isso se deve em função da faixa azul efetivamente o momento mais importante para um iniciante de Jiu Jitsu, pois quando faixa branca ainda não conseguimos nos sentir necessariamente um lutador de Jiu Jitsu, somos tratados como meros iniciantes, por vezes até maltratados e colocados de lado, isso é claro, se você escolher uma má academia. Infelizmente essa pratica, ainda nos tempos de hoje, acontece em várias academias. Nós sabemos que a faixa branca de Jiu Jitsu, é a faixa mais importante de todas, pois é nela que você aprenderá as técnicas mais importantes do Jiu Jitsu, e que lhe darão a base necessária para você evoluir o seu Jiu Jitsu nas outras faixas.

Quando ainda somos faixas brancas, o trabalho de construir um bom praticante de Jiu Jitsu exige muito mais atenção do professor, tanto para incentivá-lo a continuar treinando, quanto para direciona-lo quanto as regras de conduta, de respeito, e de comportamento dentro do tatame.

Esses pontos, quando o faixa branca absorve bem, aliados à técnica de jiu-jitsu, o aproximam cada vez mais tão esperada faixa azul de Jiu Jitsu.

Quando o aluno, finalmente chega a faixa azul de Jiu Jitsu, isto realmente deve ser comemorado pois é uma conquista muito importante. Você encerra um ciclo e inicia outro com muito mais responsabilidade, mas que com toda a certeza fará você evoluir muito.

 

MAS O QUE REALMENTE UM FAIXA AZUL DE JIU JITSU DEVE SABER?

Um faixa azul de Jiu Jitsu, deve ter uma boa noção de vários aspectos do Jiu Jitsu, entre eles aspectos teóricos como conhecer de maneira básica a história do Jiu Jitsu, regras e pontuações, e é claro, muitos aspectos práticos, como saber aplicar quedas, raspagens, passagens de guarda e finalizações.

Na verdade, não existe nada oficial das organizações de Jiu Jitsu que determinam o que um faixa azul de Jiu Jitsu deve saber, mas a experiência e vivência dentro do Jiu-Jitsu nos deu uma ideia do que pelo menos um faixa azul de Jiu Jitsu precisa saber e dominar para ter sucesso no na sua nova graduação.

 

HISTÓRIA DO JIU JITSU

Infelizmente muitos acabam esquecendo que não basta apenas conhecer e ter habilidades de luta. É muito importante saber tudo que está relacionado a arte marcial que você está praticando inclusive a sua história.

Para muitos, porém, acabam negligenciando, e achando que isso pode parecer irrelevante, um bom praticante, que vai se tornar um excelente lutador é aquele que domina as origens de sua arte marcial. É aquele que acaba conhecendo nomes importantes e que construíram a história mundial.

Um bom exercício para saber se você conhece o básico da história do Jiu Jitsu, pergunte-se se você conhece:

  • HELIO GRACIE
  • CARLOS GRACIE
  • MITSUO MAEDA (CONDE KOMA)
  • JIGORO KANO.

Se você sabe quem são os nomes acima, conhece a importância deles para a história do Jiu Jitsu, podemos dizer que você conhece um pouco da origem do Jiu Jitsu, e já está no caminho certo.

Pesquise mais a fundo esses nomes, que com toda a certeza você vai encontrar fascinantes que vão fazer com que você conheça muito mais a história do Jiu Jitsu.

 

REGRAS DO JIU JITSU E O BÁSICO DAS PONTUAÇÕES

Mesmo que seu objetivo não seja ser um competidor, saber a regra do Jiu Jitsu e o básico das pontuações pode te ajudar muito na sua evolução, e um faixa azul de Jiu Jitsu deve realmente saber.

As regras do Jiu Jitsu foram criadas, primeiramente para garantir a integridade física dos praticantes, e é claro, para incentivar a progressão do lutador durante a luta. Vamos dar um exemplo.

Quando falamos de integridade do praticante, os tempos de luta na categoria adulto são de acordo com as faixas, BRANCA: 5 minutos, AZUL: 6 minutos, ROXA: 7 minutos, MARROM: 8 minutos, PRETA: 10 minutos. Como as faixas iniciais, são faixas em que o praticante utiliza muita força, e o fato de utilizar forca, acaba sendo muito propício a acontecer lesões, o tempo é menor, e conforme você vai evoluindo nas faixas, e consequentemente aumentando a sua técnica, e consequentemente usando menos força, o tempo vai aumentando.

E é claro que também estamos falando dos golpes que são permitidos, e os golpes que são proibidos em cada faixa

E quando falamos sobre incentivar a progressão do lutador durante a luta, quando mais o atleta progride, maior é a pontuação, por exemplo a queda, a raspagem e o joelho na barriga são 2 pontos, a passagem de guarda são 3 pontos, a montada e a pegada de costas são 4 pontos.

QUEDAS

O faixa azul de Jiu Jitsu precisa saber quedar seu adversário, e recomendamos que ele saiba ao menos 2 tipos de queda e consiga aplica-las de maneira tecnicamente correta. Não estamos dizendo que o faixa azul de Jiu Jitsu precisa ser um judoca, de maneira nenhuma, mas a luta em pé faz parte da sua construção como um bom faixa azul de Jiu Jitsu, e é claro se você for competir vale 2 pontos.

 

RASPAGENS

A raspagem é a especialidade do Guardeiro, e acontece quando você está lutando por baixo, aplica uma técnica, e consegue reverter a situação, colocando seu adversário para baixo, e você ficando por cima. E este movimento, vale incríveis 2 pontos, e faz você ter a gravidade a seu favor, podendo fazer mais “pressão” no seu adversário. Aconselhamos que você conheça ao menos 3 raspagens simples e de fáceis execução, para que você possa aprimorar com o passar do tempo. Lembre-se o simples e básico bem feitos, fazem toda a diferença.

 

PASSAGEM DE GUARDA

O especialista em passagem de guarda é chamado de Passador, e é um momento muito importante para o lutador de Jiu Jitsu, saber passar a guarda, exige equilíbrio, força, time, e acima de tudo técnica. Quando você passa a guarda você ganha 3 pontos, e um faixa azul de Jiu Jitsu deve saber ao menos, 3 tipos de passagem de guarda, uma da guarda fechada, uma da meia guarda, e uma de guarda aberta, seja guarda aranha, De la Riva, ou então da guarda Laço. Lembre-se que para se concretizar a passagem de guarda são necessários que você estabilize a posição por no mínimo 3 segundos.

 

FINALIZAÇÕES

O foco principal de um lutador de Jiu Jitsu deve ser sempre buscar a finalização. Pois, embora a pontuação seja importante, uma finalização termina qualquer luta independente de quantos pontos tenham sido computados. E para se tornar um bom faixa azul de Jiu Jitsu, você deve dominar as finalizações como triângulo, chave de braço (armlock), Kimura e americana. Temos uma coleção de camisetas que homenageiam essas finalizações, vale a pena dar uma conferida.

Mesmo depois, de todo o nosso texto, acreditamos que o nosso conselho principal, para se tonar um bom faixa azul de Jiu Jitsu é continuar treinando sempre! Vestir o kimono e “gastar pano” é sempre a melhor maneira de evoluir.

Bons treinos, OSS

Pague com
  • Pagali
  • Pix
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

HARAI COMERCIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS LTDA - CNPJ: 45.678.647/0001-05 © Todos os direitos reservados. 2022